sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PAIS ORFÃOS - 2

Pois caros amigos e amigas seguidores deste pobre blogue, hoje passam seis meses desde a partida da nossa Susana. Oxalá tenha agora o descanso que merecia.

Antes de avançar para o que vos queria dizer, vou deixar aqui o conteúdo de uma "pajela" que o Frei Adriano, Capelão do IPO, deu no penúltimo tratamento, à Susana. Esta, por sua vez, na ída para o que sabia, como eu, ser o último deu-a à "mãe guerreira" que a guarda com muito carinho:

"PAI

ponho-me nas Vossas mãos.

fazei de mim o que quiserdes.

seja o que for,

eu Vos agradeço.

estou disposto a tudo.

aceito tudo,

contando que a Vossa vontade

se cumpra em mim

e em todas as criaturas.

não desejo mais nada Pai.

confio-Vos a minha Alma,

dou-vo-la,

com todo o amor de que sou capaz,

porque Vos amo

e necessito dar-me,

sem medida,

com uma confiança infinita,

porque Vós sois o meu Pai.

Ch. de Foucaild"

*

Neste entretanto fui reler todo o blogue da Susana e todos os comentários que ali deixaram. Alguns continuam a aparecer, outros não. Não sei o que se passa, por exemplo, com Mrs. Sea. Parece-me que percebi o seu caso, mas... volte. Tenho todo o gosto em recebe-la neste sítio. A Lúcia, onde pára. Conhecemo-nos há muito tempo e gostámos muito da vossa visita e do vosso menino. Está à vontade, disponha, venha por esta porta ou pela outra que ainda está activa.

A TODOS e TODAS, sem excepção, agradecemos o apoio que deram, na fase mais difícil, à nossa querida filha. De certeza que foi muito importante para ela.

*

Queria dizer-vos, ou contar-vos o que se tem passado, mas ao cabo e ao resto pouco importa, uma vez que já está tudo bem de novo. O grilito andou a ameaçar, mas já passou.

*

Ora bem. O que vos queria dizer era isto:

Lembram-se do TIAGO ALVES, o menino de 18 anos que nos deixou há pouco tempo?

Pois, como já o referi em outro local, o Tiago residia com seu pais, o Sr. Horácio e a Dª Guida, na mesma freguesia que nós e a cerca de 700 metros da nossa casa. Mal nos conhecíamos, só de vista, mas das poucas vezes que vi o Tiago, achei nele uma pessoa amável, simpática, meiga, muito diferente do resto dos rapazes da freguesia. Por isso comentei com a São:”este rapaz não é daqui, quem é”?

Quando faleceu foi um vizinho que me informou e me disse que tinha um blogue. Depressa o descobri: “YPPONforLIFE”. Visitei-o e deixei o meu comentário, ao mesmo tempo que convidava o Sr. Horácio para bater, se quisesse.

Na passada 3ª feira, alguém tocou o sino lá do “quintal”. Abri, de imediato: “faz favor de dizer”. Sou o Horácio…

Ah, a senhora onde está, entrem. Está em casa. Então diga-lhe para vir, acabei agora de fazer café, lancham connosco. “Vou ver se ela quer vir”.

Passado pouco tempo chegaram os dois.

Sabem o que é a empatia. Parecia que os conhecíamos há anos. Conversámos durante várias horas e combinamos encontrarmo-nos mais vezes. Penso que a conversa lhes fez bem.

Não vou fazer outra apreciação, já ambos gostamos muito deles. É um casal que também sofreu uma grande perda, um filho em que tinham investido tudo. Estão sozinhos naquela aldeia, pois não eram dali nem tinham lá raizes. O Sr. Horácio trabalha em casa o que, quanto a mim, não será muito bom. Sei que ele quererá continuar o blogue do Tiago. Ainda não o conseguiu, mas visita-o.

O que eu vos peço, do fundo do meu pequeno coraçãozito, é que passem pelo sítio do TIAGO e dêem a seus pais o vosso apoio. Eles estão a precisar e eu agradeço-vos.

OBRIGADO

O pai Bártolo

10 comentários:

Nela disse...

Neste dia, um abraço especial e a minha profunda admiração.

manuela baptista disse...

e que se seja nas mãos do Pai

que possamos todos pousar a nossa cabeça, um dia!

tudo o mais pai Bártolo

que posso eu dizer-lhe, que o não saiba já?

um abraço
para si e para a mãe guerreira


Manuela

Branca disse...

O tempo passa tão depressa, impressionantemente depressa!

Como eu percebo o gesto da Susana, ao passar a pagela à mãe...

De resto prometo logo que possa passar pelo sítio do Tiago.

Quanto a Ms. Sea também a tenho procurado e não consigo saber dela, mas prometo que também vou tentar, até porque também me interessa muito saber de uma miúda extraordinária que dedicou meses da sua vida a tomar conta da casa e do pai nos Açores enquanto o irmão se deslocava para o IPO Coimbra, uma lutadora feroz, um esteio da família, de um amor fraternal sem limites.

Pai Bártolo desejo-lhe tudo de bom e é nessa partilha com outros casais que a vida se vai segurando.

Beijinhos
Tia Branca

Natália Fera disse...

Olá Pai Bártolo
Bom fim de semana
Um beijinhos de muita amizade e muita amizade e muito carinho.
Bem haja por ser assim.

já fui deixar umas palavrinhas ao Srº Horácio.

Anónimo disse...

Olá a toda a gente
Agradeço-vos muito todo o carinho que nos têm deixado. Sem ele não sei o que seria. Também não sei porquê, ou talvez saiba, estes dias têm sido mais dificeis... mas vamos ultrapasá-los com a vossa ajuda.
Tia Branca; obrigado por me ajudar a procurar Mrs. Sea. Não sabia que tinha passado pelo IPO de Coimbra. Nunca se sabe se não nos vimos por lá durante quatro anos. Talvez entrando por outra porta Mrs.Sea dê sinal.
Obrigado Natália pelo apoio ao Sr. Horácio. Entretanto já pus o nosso amigo Padre Pedro em campo. Ele desconhecia o que tinha acontecido, pois é pau para toda a colher e não o deixam, quase, poisar lá na paróquia. Tenho a certeza que vai arranjar tempo para visitar o Sr. Horácio e esposa.
Obrigado a todos
O pai Bártolo

sideny disse...

Olá sr. Bártolo

Nâo podia deixar de cá vir deixar-lhe um beijinhi para si e sua esposa.

Vou tentar passar no blog do Tiago para lhe dar uma força aos seus pais.

beijinhos e tudo de bon para vós.

Anónimo disse...

Olá Sideny
Obrigado
O pai Bártolo

O Baú do Xekim disse...

Olá amigo.

Feliz fim de semana.

Um abraço.

Unknown disse...

Olá Pai Bartólo e Mãe São,

Tinha pensado este fim de semana ir tomar um café convosco, mas mais uma vez a vida pregou-me uma partida e o fim de semana terminou sem que eu me desse conta:( mas assim que eu tiver um bocadinho tá prometido um café para pormos a conversa em dia! A minha vida para variar tem andado um caos e a minha cabeça não tem andado melhor... Depois de tanto tempo a fazer-me forte, não aguentei e descambei (eu sei tu avisaste-me Amiga) daí andar um bocado desaparecida.


Um beijo enorme repleto de Carinho, Amizade e Saudade para vocês!


Caty


Para a minha professorinha: Amiga, tenho tantas tantas saudades tuas, tenho saudades da tua gargalhada, das nossas conversas até das de m...., de rir e chorar contigo, da tua Amizade! Fazes-me falta!


P.S. Pai Bartólo como pode ver o prometido é devido, aqui está o meu comentário, depois de aqui passar sem conseguir dizer nada chegou a altura!

Anónimo disse...

Olá Caty
Esperamos que agora tudo esteja bem consigo.
Sabe que está sempre à vontade para aparecer. Sabe qual deve ser o procedimento, pois nós continuamos a saltitar de um lado para o outro, sem saber bem o que fazer.

Olá Sideny
Recebi e percebi o recado. Basta trancar os comentários e depois mandá-los para o lixo.

Beijinhos de nós todos (2) para vós
O pai Bártolo e São