sábado, 3 de outubro de 2009

Cházinho de sexta-feira

Ontem foi dia de chá, pela manhã, com a companhia da Mãe, que teima em equilibrar os ossos gastos a precisar de descanso, na cadeira de acompanhante do hospital de dia, enquanto o pai "transportador de doentes" deambula pelos serviços que devem ser feitos. Ontem até teve "folga". Não foi preciso ir buscar receitas á Dor, não teve de andar a correr atrás de ninguém.



Ontem foi dia de Gemcitabina. Agora é ver as plaquetas a descer; disse-me na véspera o meu Médico Rezingas (gosto de o chamar assim porque rezinga tanto quanto eu, hi hi) que íamos torcer para que elas se aguentassem, estavam a 170. Fui ver há pouco e considera-se bom valor entre 150 e 400. E pensei assim: xiiiiii 400 tá tão longe! Mas o meu Médico Rezingas é daqueles da velha guarda. A sexta-feira de manhã é só para dar altas, não dá consultas, de acordo com os mapas de serviço que eles têm. Desde que por lá ando ás sextas, aquele homem anda sempre lá. Já cheguei a "tropeçar" no senhor num sábado de manhã, andava eu a passear de pijama, e sem querer, me saíu da boca um "O que é que o senhor doutor anda a fazer aqui? Embora já para casa." Ontem, acabou por aparecer no hospital de dia, foi ver uma doente dele:eu. E ainda me contou uma piada e me disse a quem estou entregue na próxima semana, em que estará de férias. Mas além dessa pequena informação, já me tinha deixado a vidinha toda marcada no meu cartão, na agenda dele, no sistema informático e requisições feitas! Hein? Pensavam que os médicos só fazem consultas? Nã nã! São vítimas do sistema burocrático. Ah, também me fez o relatório para entregar na Segurança Social. Acho isto incrível. Temos conseguido poupar tempo para coisas mais importantes nas nossas consultas, porque eu costumava ser muito organizada e picuínhas, apontando tudo. Continuo a tentar ser assim. E dá jeito. Sempre ajudo a confirmar datas e o ponto em que estamos. Se bem que o meu Médico adora fazer testes á capacidade cognitiva dos doentes, certo? Acho que é a maneira dele me analisar nesse campo.



Hoje deu-me para dormitar toda a tarde, mas isso nem me parece muito anormal depois de comer bacalhau no forno (da mãe) e sentar-me no sofá a ver TV.

Da outra vez que fiz este ciclo intercalado, acabei por levar duas unidades de sangue nos dias que correspondem á próxima semana. Vamos ver o que se arranja desta vez.



Não sei se vou conseguir cumprir os pedidos de coisas lindas escritas por mim. Em primeiro porque a inspiração é sempre muito rara no campo da poesia, e quase sempre cheia de tristeza. Em segundo porque vim para a aldeia e a rede de net por aqui está muito fraquiiiiinha.



Hoje já não vou decerto visitar o quintal das flores da Tia Branca, nem o cantinho de beleza do Paulo, nem os blogues das minhas novas amigas. Amigas digo sem querer abusar, mas sim por agradecimento das palavras tão gentis que me deixaram acerca de um daqueles meus momentos inspirados por poesia alheia hi hi.



Como isto hoje está assim mais para lá que para cá, acho que vou pegar no meu caderninho de capa dura e escrevinhar...para vós, e porque alguém me disse que espera os meus poemas.

Amanhã a lutadora minha amiga R. vem visitar-me. Espero o seu relato das primeiras semanas de regresso ao trabalho, mesmo com curiosidade.



Quanto a vós, temendo esquecer alguém, muitos beijos e abraços a gosto (já chego ao tamanho 48!)

4 comentários:

sideny disse...

Olá Susana.

Vim ver como tinha corrido ontem o tratamento.

Vai correr tudo bem sim,com nós todos a trocer por ti.

Entretanto o numero da roupa diminui, é muito bom:))

beijinhos e tudo de bom

Branca disse...

Gostei de te ler e de te saber no descanso do campo. Aliás era aí que te imaginava, longe de tudo...

Cheguei agora aqui, porque acabei por saber da existência destas dissertações antes de chegar por caminho próprio, pequenos desencontros,:)

Com um bacalhau da mãe, ares do campo e sofá, também eu dormia, foi o que me apeteceu fazer toda a tarde, não pude, mas amanhã acho que me vou vingar.

Mando um beijinho para a tua amiga R. que te deve trazer montes de novidades, das boas.
Já sei que vais passar um bom Domingo, com uma companhia tão grata para ti. Fico muito feliz.

Beijinho grande
Tia Branca

. intemporal . disse...

. pois . plaquetas ...

. na segunda feira tinha 166 .

. uau !!! ,,, já andei nas 49 .

. e muito e muito e muito tempo .

. e sempre na maior .

. não te preocupes .

. desde que não baixem das 30 qual hemorragias ,,, qual quê .

. e os médicos sim, incansáveis .

. ne medicina interna, na oncologia, na infecciologia .

. muit.íssimo em particular .

. um abraço de sábado à noite .

. dorme bem .

. e sempre: as melhoras .

. e um beijo meu, é claro ...

. :))) .

sideny disse...

Olá Susana

Esta melhor?

beijinhos