sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gasolina





Bem, fui e voltei, mas estava a ver que não ia ser bem assim.





Tive consulta um dia antes do tratamento, pois o meu médico ia ausentar-se para um congresso. Fui fazer as colheitas da praxe e, mais uma vez, (digo isto assim porque já aconteceu), fui chamada a repeti-las. Descobri mais tarde a razão. Glóbulos vermelhuscos em baixo. Hemoglobina a 8.4! Eu, ich, Me, Moi? Era coisa que estava sempre bem comigo, a hemoglobina. O meu médico costumava reparar nisso e era o meu orgulho. Não se pode ter tudo mau, né?





Ele até acha que depois desta quimio toda, eu até me revelei resistente, só agora precisei de sangue. Ainda ele não conhece a minha amiga R., mas ela começou cedo a levar sacadas de várias coisas, mas aguentou muito mais meses seguidos de quimio do que eu, mas é como se diz “cada caso é um caso”.





Era o meu maior pavor, ter de levar sangue. Tenho muito más veias, daí ter recorrido ao CTI para a quimio, para as demais habilidades só se aproveita o braço direito e pouco. Mas lá deu, e foi indo direitinho e seguido, sem parar, constante. Pronto, é o que se quer.



Hoje tive tratamento com gemcitabina e docetaxel. Cocktail fofinho e levezinho, sim, já me disseram. Tive direito a cerca de 45 minutos ou mesmo uma hora, não sei, com as “luvas de gelo”. Fofas, azuis escuras, com esponja por fora e gel que esfria lá por dentro. Usei dois pares para manter a temperatura. É suposto ajudar as unhas das mãos ficarem no sítio. Quanto ás dos pés…pois é melhor usar calçado mais largo, pois ainda não inventaram pés de gelo (acho que iria espirrar constantemente, bem, depois se vê).





Ontem já não disse nada, pareço não ter tempo. Ontem foi preguiça, passei o dia todo por lá. Hoje espero ir dar uma voltinha pela Net, pois quero investigar umas coisas. Sem adormecer e babar-me em cima do teclado.







Tia Branca, é por defeito que ninguém dá informações de ninguém no IPO de Coimbra, só dão se o doente manifestar tal desejo. Eu, quando estou internada, nem sequer quero telefones da rede fixa na minha mesinha. Corro com eles todos. E, dada a rapidez deste tratamento, e vamos ver dos efeitos, vamos ter calma e fazer um encontro quando estiver solzinho e não houver tratamento, ok? Por exemplo, hoje de manhã foi o maior tratamento que faço agora, mas como cheguei logo na “primeira fornada”, entrei, fiquei no segundo cadeirão, a minha mãe comigo um bocado, e o meu pai na sala de espera. Depois trocaram outro quarto de hora, e foram tomar café porque eu insisti,



Voltaram, fizeram o mesmo e acabou. Levaram – me para casa, a mãe fez o almoço e pronto. Acabou, Estamos a ver o que se passa. Tenho muita medicação da “Dor”, e agora mais medicação de acompanhamento deste tratamento. E ainda mais anti-histamínicos e clucocorticóides.



Por estranho que pareça, hoje sinto-me dez anos e dez quilos mais leve. Pode ser que isto se mantenha.



Quanto á visita, Tia Branca, é muito esforço para acertar em algo tão pequeno, por isso vamos com calma, sim? E eu sou a miúda das agendas. Agora uso-as para escrever o que fiz e onde estive. Costumava usá-la toda marcadinha e planeada. Surpresas não são comigo. Posso dizer que fico de burro. Mas fico babada com a ideia.





Espero que estejam todos bem, pois sinceramente, acabei de chegar e ainda não vos visitei.



Jorge, como vão as torradas e fotos por aí? Fotos lindinhas ou com manchas? Bem, vamos lá a ver, queremos notícias boas.



Sideny, a seleccionar doces quadros e óleos que por aí andam.



Paulo, nem sei que lhe diga, pois parece-me sempre pouco e fraco. Nunca tenho as palavras certas.



Aos meus outros seguidores, obrigada pela pachorra e desculpem não vos nomear hoje.




Beijos e abraços a gosto






*****

12 comentários:

sideny disse...

Olá

Bem dez anos mais nova e dez quilos a menos isso é bom.:))

Deve ser do tratamento ou do sangue novo.

Quando vou tirar sangue( e é regualmente de 6 em 6 meses) as semhoras de lá dizem que nâo tenho veias no braço esquerdo, (quem diria, sou rara)ehehee

Vai tudo correr bem, tudo cresce novamente.

beijinhos e força e aquela garra de sempre.

beijocas

Carecaloira disse...

Acreditar é a palavra chave, e eu acredito que tudo irá correr da melhor maneira.
Aguenta-te!!

Beijocas grandes

Branca disse...

Susana,

Um bom fim de semana para ti e que tudo corra bem.
Tenho uma filha com 25 anos, que em Fevereiro de 2007, quando fazia 23, também teve de presente um sangue novo, a princípio não gostou da ideia, mas fez-lhe tão bem...!
Está óptima!
Eu própria tive um presente desses depois da cesariana do primeiro filho, já lá vão 31 anos e também estou uma "fofura".
Por aqui chove, mas gosto de sentir o cantar da chuva...no silêncio da noite...perdi o sono, vou ver se o encontro.

Deixo-te beijinhos.
Fica bem.
Volto breve.

Anónimo disse...

Realmente fiquei com muito mais gás com o sangue novo não sei de quem, mas que agradeço imenso. Devia ter dito ao médico que andava a dormir o dia inteiro há 3 dias. Fiquei diferente, A minha mãe até já disse que mão me calo e não paro quieta aquei pela casa. Só tive medo de não conseguir recebê-lo pois tenho a canalização avariada. Venha mais quando for preciso. Hoje levei a pica para ajudar a recuperar a medula, não custa nada. Espero que isto vá e eu arranje as condições para colaborar com os meus "Anjos do IPO".
Beijinhos aos mimantes desse lado. Hoje ando numa roda viva a lutar contra a pqenena sesta da tarde. Quero meter este pc em ordem e quando parece que vai ser, acontece algo e já não é.
Beinhos, sim?

. intemporal . disse...

. olá susana ,,,

. tenho estado atento a todos os acontecimentos, por vezes de lábios cerrados, por vezes com um sorriso estampado e hoje não resisto mais à permanência do silêncio ...

. por isso vamos em frente porque é para lá que tu e eu e todos queremos ir .

. rememorando o poeta poderás ir guardadando todas as pedras para que um dias possas construir um castelo .

. entre meios, sem rodeios, resplandecem os fins a que nos propomos e que para os quais estamos enfocados : as tuas amplas melhoras ...

. o resto será apenas e tão somente o que agora é meio .

. a Branca é uma querida e sinto.A à frente desta caminhada .

. a Sideny vai tocando as buzinas celebrando etapas que se vão vencendo .

. e ...

. e eu prossigo convosco assegurando que vamos todos .

. porque todos queremos ir .

. beijos mil, Susana .

. bom fim de semana .

. sempre ,,, .

. paulo .

sideny disse...

Olá

Sangue novo forças maiores.

Como diz o Paulo vou tocando buzinas, vamos ver agora se toco mais esta que se aprossima, o belo do tac. ai ai

beijinhos e tudo de bom para si.

boa semana cheia de forças e a tal garra.

beijocas

Branca disse...

Bom dia Susanita,

Ontem andei ausente todo o dia, pendurada em esteios, por solcalcos do Douro, a fazer vindimas, ai, ai, que já não tenho idade para estas coisas, fiquei estouradinha, mas feliz por recordar outras vindimas da infância e por estar entre amigos, muito amigos.

Ao ler-vos agora comovi-me porque sou uma chorona e o Paulo é um exagerado, do mais exagerado que há.

Gostei de saber que o teu sangue novo te deu "asas"...,mal eu sabia que o meu último comentário feito no silêcio da madrugada te trazia logo atràs,cheia de energia, tanta, que até fui agora reparar nas horas, ai, ai.

Hoje é Domngo e estou cá com uma preguiça que nem imaginas...

Tudo de bom para ti, volto breve.

Mil beijinhos
Tia Branca

. intemporal . disse...

. ontem a nossa branquinha voou, de galho em galho, de ramo em ramo, na mais airosa dança trapezista de que há memória na história do Douro .

. :))) .

. qual redbull air race qual quê !!! .

. hoje, venho deixar.TE um beijo de Domingo à noite ,,, e dizer.TE o que já sabes: que estou sempre por aqui .

. por ti .

. por mim .

. por todos nós .

. as melhoras, querida Susana .

. até já ,,, .

Branca disse...

Cabeça velha que a minha está a ficar: socalcos e não solcalcos, falta um n em silêncio.
Depois reparei nas tuas horas a pensar que estavas a pé às 3h42m da manhã e nem vi que está lá o PM, depois não pus um i em Domingo e no fim disto tudo precisava de fazer uma cópia 20 vezes.
Tenho que deixar de ser forreta, como diz o Paulinho e comprar um teclado novo, porque este ou me faz comer letras ou pô-las a mais, é como um carro sem direcção assistida e neste momento tenho os dois males, o do teclado e o da direcção assistida, hihihi!
E depois de emendados os erros deixo votos de uma santa noite e muitos beijinhos.

Fica bem.
Beijinhos
Tia Branca

Branca disse...

Ah,ah! O senhor Paulo escreveu ao mesmo tempo que eu, mas claro com uma net nova, com mais velociddae que a minha, fiquei atràs na meta...
Com que então andei a voar, pois foi mesmo isso...o Paulinho queria era umas uvitas, mas eu vou guardar-lhe umas para quando vier ao Porto, sim, porque estou mesmo a ver que vai ser para o ano por altura das vindimas, hihi!
Mas se lhe disser que sei fazer o mais maravilhoso pudim de ovos francês ele vem já a correr...e é mesmo bom, tem tido muitos elogios, hihi!

Susanita, vai-te rindo com os nossos disparates e fica boa depressa para nos rirmos todos juntos à volta destes manjares.

Vamos vindo sempre por aqui, como sabes, mesmo quando não escrevemos.

Muitos beijitos, terceira dose hoje.

Tia Branca

sideny disse...

Olá

Vim saber de si?

beijinhos

Mrs. Sea disse...

Olá Susaninha,
Estou a ver que estás melhorzita... deve ser do sangue novo! Acredita que faz milagres... O Bro quando levava sangue (julgo que levou 3 sacos durante o tratamento e uns quantos durante a operação) e sempre que ele levava sangue ficava mais rosadinho! Os milagres da hematologia! :)
Espero ver-te mais rosadinha e sempre a acreditar que é possível!
Bjins grandes, grandes,...