segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Hoje é Dia da Senhora da Candeias


Bernardo Soares escreveu (ou não) uma vez:

“Maneira de Bem Sonhar”

Adia tudo. Nunca se deve fazer hoje o que se pode deixar de fazer também amanhã. Nem mesmo é necessário que se faça qualquer coisa, amanhã ou hoje.
Nunca penses no que vais fazer. Não o faças.
Vive a tua vida. Não sejas vivido por ela.
Na verdade e no erro, no gozo e no mal-estar, sê o teu próprio ser. Só poderás fazer isso sonhando, porque a tua vida-real, a tua vida humana é aquela que não é tua, mas dos outros. Assim, substituirás o sonho á vida, e cuidarás apenas em que sonhes com perfeição. Em todos os teus actos da vida-real, desde o de nascer até ao de morrer, tu não ages: és agido; tu não vives: és vivido apenas.
Torna-te para os outros uma esfinge absurda. Fecha-te, mas sem bater com a porta, na tua torre de marfim. E a tua torre de marfim és tu próprio.
E se alguém te disser que isto é falso e absurdo não o acredites. Mas não acredites também o que te digo, porque não se deve acreditar em nada.


Nunca gostei de estudar Fernando Pessoa e heterónimos, ortónimo e afins, mais uns quantos que desde o meu tempo de estudante acabaram por ser descobertos.
Tal como não consigo dizer que gosto de um tipo de música, mas sim daquela ou da outra, conforme o que cada uma transmite, do mesmo modo, só posso generalizar uma coisa: prefiro prosa. E prefiro prosa porque conta o que se passa com as pessoas.

Quem tiver a coragem de ir ao fundo deste blogue encontra um caótico amontoado de textos, sendo que os restantes ainda por aqui (na gaveta virtual) pairam e não os postei. São textos longos, não são de blogue. São histórias que.. todas juntas têm fio condutor, contam histórias de pessoas, mas que nem eu própria já tenho paciência de as reler.
Temo que o amigo Jorge vá lá ver e fuja.
Aquilo é coisa para quem gosta de chorar a ver romances. Eu sou mais tosta mista com café ou torradas e um grande policial, mas com poucos tiros, porque também já farta.

Sou uma má blogger. Não sou assídua, deixo as pessoas preocupadas, porque os meus amigos bloguistas conhecem-me por causa do cancro. Por favor não se zanguem comigo pela fraca frequência de notícias.
Neste momento estou a escrever off-line, a apanhar sol nas pernas. Se assim não fosse estaria agarrada a uma qualquer arte manual. Tenho bichos-carpinteiros, não gosto de estar quieta. O que dá cabo de mim nos internamentos é precisamente a seca dos cinco dias lá, e sinto-me tão alterada que não quero mesmo visitas. Só os meus pais. Depois quando saio tento recuperar-me e pôr-me em ordem de novo.

Hoje tive consulta, tinha os valores um pouco mais baixitos. Isto não quer dizer nada de especial. Daqui a uma semana lá vou eu de novo para mais umas ifosfamidas.
Até lá preocupo-me (lembro-me muitas vezes do amigo André) com a tripa, a minha entope, o que acaba por me irritar, causar dores aparvalhadas em sítios inimagináveis, enfim.
É tal o contraste com o que eu era e com o que fazia, que consegui arranjar uma espécie de ferrugem temporária no sábado em ambos os joelhos. Porquê? Porque fui dar uma voltinha ao centro comercial e levei uns saltos largos de 3 cm! É tal a diferença de uso das minhas pernas e, ao mesmo tempo, a decadência do sistema circulatório causado pela doxorrubicina da 1ª saison que estou assim. E são estas coisinhas que me vão moendo o tempo e a pachorra.

Isso e a minha vã tentativa de manter os meus pais relativamente descansados (dentro do possível), eles que viraram a vida deles de pernas para o ar. E muito de vez em quando lá consigo tomar um café com uma amiga, todas com filhotes pequenos, todas a correr, e eu espectadora, estou do lado de fora do aquário. Por vezes a cabeça que me pensa não perece ser a minha. Ainda estou a ter lições de condução nisto. E continuarei. A diferença é que agora presto mais atenção.

Nunca pensei apreciar as palavras de Bernardo Soares há vinte anos atrás. Hoje, não sei porquê parecem-me muitíssimo lógicas.
Não estou triste, tenho vontade de ir lanchar umas torradas, mas tinha de vir aproveitar o sol e arejar o espaço, conforme me pediu o Jorge, e já vinham pedindo a Tia Branca, a Marina (boa sorte, boa sorte, boa sorte para ti) e a Vera (que imagino continue nas nuvens).

Há muito tempo, ainda ia eu começar quimio a primeira vez, um dos meus médicos disse-me:”Tu não tens de aturar toda a gente”. Não quer dizer ser mal-educado, mas ele tinha razão: “torna-te para os outros uma esfinge absurda”.

Se nunca fui transparente, não vai ser agora que o serei. Não tem a ver com mentira ou falta de honestidade, tem a ver com o cantinho de cada um. Por vezes sinto-me bem em sair dele, outras vezes tenho convidados, outras vezes deixo o letreiro a dizer “Volto já”.

Mudando de assunto.
Chatice da semana mesmo, daquelas comezinhas? Não é que tive de ir pedinchar com ar bastante sério e zangado o pagamento que me devem do meu trabalhito de Outubro a Dezembro? Isto também não era assim. Espero que me paguem esta semana. Não queria gastar energias a irritar-me com coisas destas.

Devo ter sido confusa no que escrevi. Mas continuo a gostar (hoje) deste excerto de Bernardo Soares. Permite muitas leituras. Neste momento só me consigo lembrar das benditas torradas. Ai, ai, esse meu peso. Quase não como no internamento, e depois em casa vingo-me cá de uma maneira… mas não abuso de porco nem carnes vermelhas. Adoro passarinhos.

A todos que me aturam desejo uma boa semana (esta) e depois eu vou ao spa outra vez, ok? Se não disser um xauzinho antes de ir, já sei que me perdoam.

Muitas bijufas

P.S. - Como escrevi off-line, e como podem ver pelas horas, já sabem o que fui fazer entretanto: ver os últimos raios de sol da minha varanda e comer umas torradas, aaahahahahah.

2 comentários:

Mrs. Sea disse...

Já foste às torradinhas?!
Enquanto estás fora do SPA deves aproveitar tudo o que te apetece fazer! Apetece-te ir caminhar?! Vai! Apetece-te comer doces?! Come! Apetece-te estar o dia todo de papo para o ar?! Fica!
Faz sempre e come sempre e apenas o que te apetece! O meu mano está fortito, porque nunca se privou de comer... E tenho a certeza que foi na comida que ele ganhou energias para vencer!
Por isso come torradas, carne de pássaros, de porco ou de vaca, mas come muito e bem! Vais ver que esses valores sobem com uma pintarola do caraças!
Papas, por exemplo, fazem muito bem! :)
Bjins

Mrs. Sea disse...

Ah e sim, eu continuo nas nuvens, mas não me esqueço nunca de vocês... Um dia deram-me força e agora estou eu aqui para vos dar força! :)
Rezo por vós... :) (eu sei que não o fazes, não importa, faço eu por ti!) ;)